sexta-feira, 21 de junho de 2019

Patati Patatá - O Glamour é apenas na TV

Resultado de imagem para patati patatá


O glamour e sucesso existem apenas na televisão, fora dos palcos a realidade é bem diferente, primeiramente antes de tudo você sabe o que é preciso para se tornar um Patati e Patatá? segundo Rinaldi, o criador da marca em entrevista á revista TRIP "Eles passam por um treinamento que eu não vou detalhar porquê vocês vão me chamar de louco.É quase um 'Tropa de Elite'.Eu levava uns 40 para um sítio, pra poder sair seis Patatis Patatás, os caras não aguentavam. Tainha que ficar pintando das 6h até as 23h, brincando, interagindo e dançando...Metade já sai aí. Tudo isso pra ganhar um salário mínimo que na época era cerca de mil reais por mês e pra fazer quatro shows diários". - Bastante cruel não? 

Clique Aqui e Leia a Matéria completa da Trip 

O sonho acontece apenas diante da câmera de televisão, lá podemos ver o Wagner Rocha e o Henrique Namura brilhando na pele dos dois palhaços, fora da TV, tudo é extremamente fake, durante dez anos a marca de Rinaldi, que como já foi dito anteriormente é a responsável pela criação dos palhaços, possuía cerca de 40 atores diferentes que interpretavam os personagens em vários shows por todo brasil, com a estréia do programa na TV, esse número caiu pra 17 pessoas e depois 15, tudo isso pra encher os bolsos do criador deles de dinheiro, há alguns meses fui á um show de covers do patati e patatá e pergunto que diferença faz? afinal, quem me garante que aqueles que vieram á minha cidade outrora, eram os mesmos que aparecem na TV? a diferença entre esses covers e as centenas de duplas que a marca possui é que no caso desses Covers Piratas independentes eles não dão dinheiro para o Rinaldi como os que os atores da marca dele dão. 

Quem realmente lucra com a marca Patati Patatá é o Rinaldi. Os atores que fazem os personagens recebiam apenas 20 mil por mês pra fazerem o "Carrossel Animado", o resto do lucro é todo dele: São 800 shows por semana, São cerca de 500 produtos licenciados que rendem aproximadamente 9 milhões á empresa, enquanto os atores recebem apenas um mísero cachê de 15 mil reais pra fazerem shows brasil á fora. Até mesmo os discos de ouro, platina e diamante que eles recebem, advinha? fica com Rinaldi é claro. 

E como não podia deixar de ser, os atores também não cantam as músicas de cada álbum. Até 2012 por exemplo, quem emprestava a voz para a gravação de cada CD era Marcos Pajé, que na década de 80 deu vida ao palhaço Bozo. Em 2011 o ator Rogério Faria, de 31 anos, que interpretou o palhaço Patatá de 2006 a 2010 na dupla Patati Patatá, ao lado de Flávio Barolo. Mas além dizer que nunca viu nada, ele conta que hoje em dia  está sendo ameaçado pelo dono da marca e empresário dos palhaços, o diretor Rinaldo Helder Faria. Rogério contou ao EGO que tudo teria começado desde que decidiu incluir os trabalhos, como participações em programas de TV e dois DVDs gravados, em seu site como portifólio de sua carreira.
"Todos os trabalhos que eu faço eu coloco no meu site como portifólio, e o Patatá faz parte da minha carreira. Ele [Rinaldo] começou a me ligar falando que eu estava me promovendo em cima do palhaço, que eu queria acabar com a magia do trabalho e me ameaçou dizendo que iria acabar com a minha carreira com a influência que ele tem no meio, caso eu continuasse falando que fiz o Patatá."
O ator conta as ameaças são infundadas, já que nunca assinou nenhum contrato com sigilo de identidade.
"Eu jamais faria isso se tivesse assinado um contrato com sigilo de identidade, mas não é o caso. Trabalhei de 2006 a 2010, entre idas e vindas, com promessas de programa de TV e tudo mais, mas nunca ganhamos pelo trabalho. No início, fechamos um pacote com um preço totalmente baixo e fora dos padrões do mercado e trabalhamos o tempo todo na expectativa do programa. Por fim, ele nos mandou embora, depois de ensaiarmos um mês para a gravação do terceiro DVD."
Rogério diz ainda que o diretor não respeitava a identidade dos artistas.
"Ele não queria nem que nossos nomes fossem colocados nos créditos do DVD. Ele usava a marca como se os palhaços tivessem vida própria, como se não existissem atores por trás deles. Ele nunca cumpriu o que era acordado; além do baixo cachê, a estrutura para as gravações sempre eram precárias."
O ator registrou um boletim de ocorrência na 4ª DP em São Paulo no último dia 7 de dezembro e já está entrando com uma ação na justiça.
"Ele diz que vai me processar, mas por quê? Não tem nada em contrato dizendo que não posso falar que fiz o Patatá. Registrei um boletim de ocorrência contra as ameaças que ele me fez por telefone e já acionei minha advogada, que entrou com uma ação na justiça. Nós artistas não podemos nos intimidar com esse tipo de profissional. Se amamos e temos certeza do que estamos fazendo, vale a pena lutar. Ele pode até negar, mas a verdade será revelada na justiça." 
"eu também já fui um patati eu ja sofri muito trabalhando com eles aqui em minas. nos viajamos muito para o interior de minas em situações precárias.e esse Rinaldi nao sabe dar valor para quem trabalha para ele. e eu tambem entrei na justiça contra ele, e mais 5 pessoas da que de minas . o empresario Rinaldi,acha que todos os palhaços e produtores não tem seus direitos trabalhistas,não cheguei a colocar a empresa na justiça pois me falaram que não tinha direito pois a empresa me deixou trabalhando até 29 de outubor de 2009 ou mais cinco meses apos eu sair do hospital não tem respeito por funcionarios,e pelas crianças pois na aquisição dos brinquedos com a marca do patati patata ele obriga os palhaços a entregarem nas mãos das mesmas ai os pais são obrigados a efetuarem a compra, continuando em maio de 2009 fomos enviados a Sta Catarina para um show,onde ficamos hospedados em um hotel de pessima qualidade. fiquei doente e não tive apoio algum da empresa,liguei e me mandaram se virar,vim pra São Paulo e o resultado foi 30 dias de internação em UTI hospitalar em coma graças a deus sai com vida,voltei a trabalhar em agosto de 2009 e em outubro de 2009 fui demitido presenciei palhaços seem humilhados perante os colegas e na rua não tinhamos hora de almoço e os palhaços não podem nem se quer tirar o figurino que deve no verão chegar a uns 40 graus" - Conta Jefferson Berloffe que também interpretou o palhaço .

Nenhum comentário:

Postar um comentário