quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Carrossel foi a melhor novela infantil feita no SBT


Imagem relacionada
Carrossel foi a novela responsável por inaugurar esse filão de novelas infantis que estão aí sendo o carro-chefe do SBT até hoje, talvez se carrossel não tivesse dado tão certo essas novelas subsequentes como: Chiquititas, Cúmplices e afins nem chegassem á existir. Mas a verdade é que até hoje em dia não veio nenhuma novela que fosse capaz de superar o ícone que foi Carrossel. Não estamos falando de ibope e também não estamos falando das tramas "adultas" ou mexicanas e outras que o SBT exibe ou já exibiu, também não estamos afirmando que carrossel foi melhor que suas versões originais feitas fora do brasil, nada disso, mas se tratando de novela infantil feita no SBT, nenhuma dessas outras que vieram depois de Carrossel foi capaz de supera-la. 

Quando falamos isso, nos referimos á nível profissional, Carrossel, diferente de suas sucessoras teve uma produção mais caprichada e minuciosamente cuidadosa, afinal ninguém sabia se aquele produto daria certo ou não e numa época onde as atrações para crianças estavam cada vez mais sendo deixadas de lado, o SBT colocar um monte de criança na faixa nobre da emissora era um projeto arriscado ainda mais se formos levar em consideração que se trata de um remake de um grande sucesso do passado o que certamente sofreria preconceito, odiada pelos adultos e idolatrada pelas crianças, Carrossel cumpriu seu papel bem mais do que se esperava, foi sucesso de audiência e venda de incontáveis produtos, as músicas de sua trilha sonora estavam na boca da criançada.

Mas carrossel foi muito mais do que uma simples "novela pra vender produtos", com ela, fomos apresentados á uma trama rica de conteúdo. A novela trouxe temas recorrentes no universo adulto, sem deixar de ser leve e divertida para a garotada, carrossel abordou o preconceito racial e gordofóbico, abordou a conflituosa relação entre pais e filhos, abordou o bullying, a amizade entre diferentes classes sociais preconceitos. Com Jayme o menino era espancado pelo pai e fugia de casa, retratando a realidade de muitas crianças que tem pais agressivos, já Carmen vivia o drama típico da menina que sofria com as brigas e separação dos pais, um tema que ainda é pouco discutido, Mário retratava a dor de um menino que perdeu a mãe ainda muito cedo e que sofria com a madrasta má. Cirilo e Maria Joaquina traziam o bullying, o preconceito racial, e o preconceito entre classes sociais.

Pra quem pensa que Carrossel parou por aí? que nada! no final, a trama ainda nos trouxe uma divertida saga que retratava a segunda guerra mundial: As crianças achavam um diário de uma menina que viveu na época da guerra e mostrava o sofrimento da garota já que o pai fora chamado para a guerra e ela e sua mãe receberam um grupo de judeus refugiados. Trazendo para as crianças um importante retrato da nossa história. Isso sem falar nas importantes lições da professora helena.

Apesar de se tratar de uma trama infantil, Carrossel em momento algum foi uma trama maniqueísta, cada personagem até mesmo os vilões tinham o bem e o mal dentro de si e se mostravam humanos, cada personagem muito bem delineado, por exemplo: a Diretora Olívia apesar de ser uma mulher dura, se mostrou frágil no decorrer da trama, sua infelicidade era devido ao fato da mãe sofrer com a doença de Alzheimer, a professora Suzana mostrava a realidade das crianças que sofrem bullying na infância, ela não era um monstro, mas se tornou devido ao desprezo que sofria pelos colegas quando pequena, a professora acreditava que Helena era a responsável por seu sofrimento e passou a querer se vingar dela, Paulo, o aluno mais rebelde da turma, implicante, faz tudo para irritar o pai, desde usar percingi até andar com roupas extravagantes, o que o SR Arthur não percebe, é que essa é a maneira que o filho tem tem de chamar sua atenção. O menino acreditava que os pais davam mais atenção á filha do que á ele, Mário á princípio visto como um menino malvado e perverso, tinha uma madrasta agressiva e um pai ausente, sua mãe morreu ao lhe dar a luz e apesar de não ter consciência disso, parece guardar essa culpa, é muito carente, sensível e melancólico, seu maior sonho é ter uma família feliz. Maria Joaquina e Jorge eram arrogantes e prepotentes mas depois foi descoberto que a causa disso era a criação dos dois e que no fundo eles se sentiam sozinhos, aliás esse também foi outro ponto bom em Carrossel: A novela enfatiza a influência de uma mãe sem estrutura na vida social e psicológica de um filho.

E assim, com a trama mostrando sempre os dois lados de uma mesma moeda, Carrossel conseguiu mostrar a realidade da vida como ela é: Nada de historinhas fantasiosas ou muito absurdas dentro da trama. Diferente do que houve com Chiquititas em que diversos personagens perderam a função na trama, outros sumiram, a novela durante uma fase só apresentava flashback desnecessário e chegou á ter até três videoclipes por capítulo, Carrossel teve fôlego pra continuar no ar por um ano e dois meses em 310 capítulos.Os dramas das protagonistas foram abordados através de um rodízio, onde uma tem destaque por uma semana, passando para a outra e assim por diante. A trama não parou no tempo como muitos imaginam, continuou com a mesma agilidade do início até o fim. A autora desta vez trabalhou com um grupo mais enxuto e as histórias foram bem melhor entrelaçadas, permitindo uma maior integração entre os núcleos e personagens. 

E pra completar o macete Carrossel resgatou valores que estavam perdidos á muito tempo, mostrou as crianças brincando na rua livremente, fazendo clubinhos e resgatando brincadeiras tradicionais como: Bafo-Bafo e Esconde-Esconde e bailinhos ao invés de mostrar as crianças grudadas ao celular e á internet. Claro que isso existia em muitas cenas porém mostrando também as crianças sendo crianças. Carrossel teve seus erros é fato como por exemplo a passagem da menina-fantasma na novela o que foi altamente desnecessário, mas foi uma boa novela sem dúvida. Com carrossel as crianças tiveram vez e voz e mostraram sua força e sua importância que é através delas que vamos construir um brasil melhor. Em carrossel as crianças foram tratadas como gente, pequenos seres humanos que riem, choram, sofrem e passam por problemas e não foram tratadas apenas como um produto para encher os cofres do SBT em uma novela feita "de qualquer maneira" como se vê hoje em dia na emissora. 

Por: Daniel Macena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário