sexta-feira, 12 de abril de 2019

Nos Anos 2000 Apresentadoras Infantis Se Tornaram Desnecessárias:

Uma coisa que os fãs de Xuxa, Angélica e Eliana nunca quiseram (e nem vão) admitir é que na década de 2000 nenhuma das três repetiu o mesmo sucesso que faziam nos anos 90 com público infantil.
Das apresentadoras infantis, por que só Eliana conseguiu estabilidade na carreira?

A primeira que começou á perder a graça com o público infantil foi Angélica e automaticamente o caso mais crítico ao que parece foi o dela, em 1998 o Angel Mix começou á perder aqui e ali para os desenhos do SBT. Já em 1999 a situação se tornou tão crítica que a baixa audiência da apresentadora foi conhecida como "Efeito Angélica" isso porquê ela promovia um "Efeito Dominó"  na programação da Globo, além de conseguir a proeza de deixar a Globo na terceira colocação matinal, ela ainda comprometia o ibope de outras atrações que vinham depois dela, como cantora seu disco de 1999 não chegou nem á cem mil cópias, motivo pelo qual ela não lançou um álbum em 2000 e encerrou sua carreira como cantora definitivamente em 2001 (graças aos anjos!!!).
Matéria da Folha de São Paulo Leia Clicando Aqui


Matéria da Folha de São Paulo, Para Ler Clique Aqui
 No caso de Xuxa, a rainha dos baixinhos tinha um grave defeito: era infantilizada demais e as crianças "precoces demais" aliás vendo o comportamento de Meneghel na década de 2000 qualquer criança parece um adulto sério perto dela, era forçadamente infantil e para reforçar seu trabalho infantil ela não se limitava á apenas os DVDs infantis que lançava, Xuxa era uma mulher de 40 anos naquela época que falava como adolescente e que se vestia como uma menininha com roupas extremamente extravagantes, o programa infantil que ela tentou fazer (Mundo da Imaginação) era forçosamente infantil, cheio de historinhas e as crianças daquela época já não tinham a mesma mentalidade e perdia para o Bom Dia & Cia do SBT e até mesmo pro Note e Anote da Record.  
Matéria do Jornal Estadão, Para ler Clique Aqui

Em 2006 e 2007 ela até tentou retomar o posto de rainha dos baixinhos mas perdia novamente no ibope para o Yudi e a Priscilla do SBT e mais tarde passou á perder ibope também pra Maísa de apenas seis anos na época:  
Matéria do Jornal Folha de São Paulo , para ler completa Clique Aqui

Reportagem do Site Terra , para ler Clique Aqui  
conclusão: ela até podia fazer bastante sucesso com filmes e discos porém com programa infantil sua audiência era um desastre.

Já com Eliana a situação foi menos crítica, porém não menos decepcionante, enquanto ela ainda exibia o Pokemon o programa dela ainda era considerado "Legal" ou "Da Moda" mas depois que o anime japonês saiu do ar ela viu seus números despencarem pra casa dos dois pontos e o programa que estava á anos nas manhãs, foi obrigado á mudar de estratégia e migrar para as tardes, Eliana ainda era bem vista pelas crianças pois diferente da Xuxa, ela fazia um trabalho mais teen, um programa infantil parcialmente com jovens e uma linguagem mais juvenil sem parecer forçada como Xuxa era, porém apesar dos seus álbuns serem um sucesso a grande verdade é que Eliana era a apresentadora infantil de mais baixo ibope, a mulher mal conseguida dar 3 pontos com aquele programa dela. O que ainda fazia Eliana ter alguma visibilidade com o público infantil também, era o fato de ela sempre receber "cantores do momento" em seu programa como: SNZ ou KLB.

Em 1999 o programa de Eliana levou o "Troféu Santa Clara" como o pior infantil: 
A imagem pode conter: texto
Matéria do Jornal Folha de São Paulo, Para Ler Completa Basta Clicar Aqui
Em 2003 o programa da loira levou 1.635 votos numa pesquisa da folha para eleger o infantil mais bocó e só perdeu pra Xuxa e Teletubbies: 
Confira todos os resultados da pesquisa clicando aqui 
Em 2002 o ibope de Eliana era apenas de 2 á 3 pontos:
Em 2004 ela levou quatro mil votos como pior apresentadora segundo voto popular 
 

No caso Jackeline Petkovic ao que parece ela era a única das 3 que ia bem em todas as áreas, a audiência do programa ia bem, assim como seus discos, emplacou algumas músicas até hoje lembradas (como aquela por exemplo que falava em "praia, sol e biquíni") e também emplacou uma peça teatral: A Bela e A Fera junto com a Disney e vendeu bem uns produtos (tinha contrato vitalicio com a  marca de brinquedos Estrela), mas o programa em si só fazia sucesso mesmo por causa dela porquê aquilo ali não tinha um desenho novo, eram só desenhos velhos repetidos á séculos que até os pais das crianças já tinham decorado aqueles enlatados, mas como a Jackeline era muito novinha e tinha uma beleza que chamava atenção da molecada, ela conseguia bons números. Mas a grande verdade é que criança nos anos 2000 estava pouco se lixando pra essas apresentadoras. Digo isso pois fui criança na década e sei que os programas infantis considerados "Legais" na época eram: TV Globinho<Band Kids<Disney Club<Sítio do Pica Pau Amarelo aliás as crianças dos anos 2000 praticamente respiravam o Sítio (nunca fui á uma só festa infantil na década de 2000 que não fosse com o tema do Sítio). 
Resultado de imagem para sitio do pica pau amarelo e tv globinho

Agora, ao invés da boneca da Xuxa, as meninas cobiçavam a boneca da Emília, de sandálias á fantasias a personagem interpretada por Isabelle Drumond era um fenômeno entre a garotada, a turma do Sítio lançou de tudo: de CDs á DVDs, produtos dos mais variados tipos como revistas de passatempo e em quadrinhos, dali á pouco não demorou muito e também apareceu a revista em quadrinhos da famosa boneca, enquanto as meninas tinham Emília como referencial, Pedrinho era o referencial dos meninos da época. 


Resultado de imagem para revista emilia sitio do picapau amarelo
Os meninos só falavam em Dragon Ball GT a segunda versão do Dragon Ball Z que havia acabado de estrear no TV Globinho, colecionavam as cards de Yugi Oh e não havia uma só criança da época que não tivesse sua bayblade pronta para competição. Já as meninas por sua vez não estavam mais com a cabeça em Xuxa, ou Eliana, nem tampouco na Angélica, elas tinham como referencial as cantoras pop como Wanessa Camargo (que de tanto sucesso com o público infantil estreou como a protagonista do Sítio do Pica Pau Amarelo em 2004), ou até mesmo a Kelly Key que virou apresentadora infantil em 2004 apresentando o famoso desenho Cavaleiros do Zodíaco no Band Kids, voltado mais para os meninos. Ou vestida de princesa comandando o "Contando Histórias" , esse era mais voltado ás meninas, outro referencial que as meninas tinham nos anos 2000 era a Sandy & Júnior, a cantora Luka, e as meninas do grupo Rouge, e se o Rouge fazia a cabeça das meninas, o Broz a versão masculina chegou pra roubar a cena com os meninos. Outro Fenômeno da década foram o RBD e a novelinha Floribella. 
Agora o que os fãs não tem a menor coragem de assumir é que os programas dessas apresentadoras como Xuxa, Eliana e Angélica não faziam o menor sucesso em audiência e faturamento e vivem de espalhar "Fake News" que programas como "Bambuluá", "Angel Mix" e "Eliana & Alegria" foram um sucesso e nós sabemos que não foram, eles podem até ter feio parte da sua infância, mas ibope não davam. 

2 comentários:

  1. Única que devia estar de fora aí é Xuxa pois até nos 2000 fez bastante sucesso a Eliana foi moderada agora as outras mesmo pararam em 99 e foram esquecidas Angélica encerrou na música em 2001 com um CD pra adultos e os programas dela já não eram mais infantis eu relevo e a Mara: continuou ou voltou a trabalhar com crianças só que aquela forcaçao de "Alinne Barros" pra crianças e custou importar ela e a Xuxa quando fazia os XSPBs

    ResponderExcluir