Não foi apenas os flashbacks inúteis de chiquititas e a saturação dos clipes (a novela chegou á exibir 3 clipes por capítulo com o objetivo de "alongar" a trama) que causou ranço nos telespectadores não, os casais mornos, feitos apenas para encher linguiça também foram um pesado fardo para a trama..
Dessa vez, Letícia -ou melhor- Clarita é uma menina ingênua, que ao longo da história se mostra um tanto quanto mimada e manipuladora. Namora Beto que faz o típico esteriótipo do playboy pegador por quem as meninas se derretem, Clarita e Beto portanto formam o típico casal clichê adolescente: Ela é a menina que sempre quer controlar o namorado e mudar o jeito dele para que ele seja do jeito que ela quer, ele por não aguentar as pressões e cobranças da namorada acaba traindo-a com a fútil Érica (Sâmia Abreu) Clarita obviamente termina a relação como qualquer pessoa sensata faria. A premissa é até interessante e seria apenas um "mais do mesmo" inofensivo, não fossem alguns detalhes absolutamente perturbadores... ao longo de sua jornada, nossa heroína se encanta por Francis (Homero Ligere) que é o tipo de cara que ela sempre sonhou: Educado, Gentil, Fofo, Carinhoso, Romântico e de bom coração, e o melhor: Quer um relacionamento sério, porém Clarita ao invés de fisgar o bonitão começa á brincar com os sentimentos de Beto e Francis ao mesmo tempo, eles por sua vez fazem tudo que ela quer na esperança de ter alguma chance com a garota. Depois de muita enrolação Clarita resolve ficar com Francis porém não para de pensar em Beto, quando ela percebe que Beto está refazendo sua vida com Erica, ela larga Francis e um casamento com data marcada e tudo para correr atrás de Beto, tipo, OI?! abandonar um partidão como Francis e um relacionamento sério pra correr atrás de um homem comprometido é ser digna de pena minha filha! Clarita ignora completamente o fato de Beto namorar Erica, sua colega de trabalho e vai lá fazer declaração de amor á ele. Depois de levar um pé na bunda - merecidamente - Clarita fica toda nervosinha quando vê Francis engatar um namoro com Tábata o boy que ela acabou de chutar. Como um passe de mágica termina a novela ao lado de Beto, e Francis fica com Érica, na verdade Clarita merecia era ter terminado essa novela sozinha, pois ela se mostrou uma menina indecisa, é extremamente irritante, rebelde que não sabia o que queria da própria vida e um tanto quanto mimadinha.
Outro ponto que pecou nessa história foi a super enrolação que predominou em chiquititas em vários pontos, o personagem de Emílio Eric é chato e irritante, se fazendo de "machão" e agindo como um retardado. ele á princípio trai a Clarita e depois quando vê que a menina está se acertando com outro homem o humilha e faz de tudo para separa-los! Francis por sua vez se demonstrou um bananão que aceitava ser humilhado por tudo e todos á qualquer hora e nunca tomava um posicionamento.
Por outro lado, tanto Beto quanto Clarita ficam usando várias pessoas ao longo da novela pra não admitir que gostam um do outro - o que eu particularmente achei de uma baixaria só. Beto e Clarita se mereciam! Francis era muita areia pro caminhãozinho dela.
A história poderia render se tivesse uma abordagem mais séria e menos infantil, os atores são ruins e sem expressão alguma e a direção não ajuda em nada. O texto tenta ser moderno para a época, mas na realidade parece que a autora saiu com um caderninho na rua anotando frases de adolescentes da época para utilizar. Para piorar, a história nunca anda, sempre estagnada nas atitudes ridículas da Clarita, cuja única função na trama foi trocar de namorado toda hora .
Variações como a saga (chatissima) de Thomaz Ferraz (Pedro Lemos) até deram um certo fôlego ao romance do casal porém esse núcleo de chiquititas tem falhas assustadoras de roteiro, afrontas à inteligência alheia e o furo do roteiro é tão grande que só posso culpar o lamentável estilo de trabalho de Íris Abravanel. Como por exemplo quando Tobias, Clarita, Francis, Beto e Érica protagonizam uma série infantil (ficção imitando a realidade?!) os 5 ficam super famosos porém permanecem trabalhando como garçons, garçonetes e baristas do Café Boutique. Mas como "Criança gosta de qualquer porcaria". Considerando o resultado da audiência das novelas do SBT, só posso presumir que pra elas "tanto faz como tanto fez" pois tudo que querem é apenas ver o seus artistas preferidos diante da TV. Porém essa história entediante de Beto, Clarita e Francis jamais seria aceita em uma novela direcionada ao público adulto que perderiam o interesse em dois tempos, mas como o público infantil é bastante fiel...
TOBIAS X MARIA CECÍLIA
Esse plotzinho é extremamente cansativo e arrastado. Tobias é influenciado por Beto á se passar por cantor português pra impressionar a mãe de Ceci, dona Eduarda (Virgínia Novick) á deixar que ele namore sua filha. O vídeo do rapaz se torna viral na web e Beto decide aproveitar a fama do amigo para ganhar dinheiro ás custas dele, aqui nesse núcleo é abordado temas sérios como: Falsidade Ideológica / TOC - transtorno compulsivo obsessivo sofrido por Maria Cecília/ e Bipolaridade sofrida por Tobias, tendo ainda também a perda de um bebê, porém tudo é abordado na brincadeira, nada aqui é levado á sério, OK a novela é infantil, mas no núcleo adulto , que aborda temas sérios, não devia ser visto de uma outra forma? Deveria abordar esses temas em função da necessidade de se estabelecer conceitos com inequívoca clareza e não mostrar uma visão infantilizada da vida. Tobias nunca é culpado pelo que aprontou, por se passar por outra pessoa. Esse núcleo é ridículo. Maria Cecília é extremamente sonsa e chatinha, Tobias é totalmente retardado e idiota, Pedro Lemos em uma atuação duvidosa que mais parecia que o personagem fazia birra o tempo todo. Já Lisandra Cortez na mesma atuação de sempre, com a mesma expressão morta o tempo todo. A historinha do casal cansa e irrita quem assiste e, claro, não tem nada que agregue a trama central.
MILI X MOSCA
Mili foi irritante até não aguentar mais em chiquititas, apaixonada por Mosca (Gabriel Santana) á princípio não queria namorar o menino pois descobriu que as melhores amigas Criss (Cinthia Cruz) e Vivi (Lívia Inhudes) estavam apaixonadas por este, depois com as duas fora do caminho, todos pensavam que Mili e Mosca ficariam juntos, Mili fica cega e decide não dar brecha pra o romance com Mosca por achar que o rapaz só estava com ela por pena, mesmo com todas as demonstrações de carinho que ele fez, depois Mili não namorava mosca por achar que ela estando cega seria um fardo á este, e haja enrolação, Mili passou a novela inteira sempre botando os outros em primeiro lugar tanto que perdoou de boa Marian (Júlia Gomes) a garota que foi responsável por sua cegueira, pelo roubo da sua herança e por tomar sua mãe
zzzzzZZZZZZzzzz
Nenhum comentário:
Postar um comentário